| << |
T ó p i c o : { II REIS 5 - 1 a 27 ( CURA DE NAAMÃ ) } |
>> |
 |
| #13517 |
Por: luiz andré / Data do envio: 00/00/0000 00:00:00 |
|
|
|
Artigo enviado pelo usuario: luiz andré Todo o conteúdo deste artigo é de responsabilidade do usuário, não tendo o NetGospel.com.br nenhum vínculo com o mesmo.
Estudo bíblico sobre II REIS 5 , 1 a 27 , vamos ao texto:
1 Ora, Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito, porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; era homem valente, porém leproso.
2 Os sírios, numa das suas investidas, haviam levado presa, da terra de Israel, uma menina que ficou escrava ao serviço da mulher de Naamã.
3 Disse ela a sua senhora: Oxalá que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samária! Pois este o curaria da sua lepra.
4 Então Naamã foi notificar a seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.
5 Respondeu o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. Foi, pois, e levou consigo dez talentos de prata, e seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupa.
6 Também levou ao rei de Israel a carta, que dizia: Logo, em chegando a ti esta carta, saberás que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra.
7 Tendo o rei de Israel lido a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, que possa matar e vivificar, para que este envie a mim um homem a fim de que eu o cure da sua lepra? Notai, peço-vos, e vede como ele anda buscando ocasião contra mim.
8 Quando Eliseu, o homem de Deus, ouviu que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir ter comigo, e saberá que há profeta em Israel.
9 Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu.
10 Então este lhe mandou um mensageiro, a dizer-lhe: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne tornará a ti, e ficarás purificado.
11 Naamã, porém, indignado, retirou-se, dizendo: Eis que pensava eu: Certamente ele sairá a ter comigo, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, passará a sua mão sobre o lugar, e curará o leproso.
12 Não são, porventura, Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? não poderia eu lavar-me neles, e ficar purificado? Assim se voltou e se retirou com indignação.
13 Os servos da Naamã , porém, chegaram-se a ele e lhe falaram, dizendo: Meu pai, se o profeta te houvesse indicado alguma coisa difícil, porventura não a terias cumprido? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.
14 Desceu ele, pois, e mergulhou-se no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne dum menino, e ficou purificado.
15 Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que do teu servo recebas um presente.
16 Ele, porém, respondeu: Vive o Senhor, em cuja presença estou, que não o receberei. Naamã instou com ele para que o tomasse; mas ele recusou.
17 Ao que disse Naamã: Seja assim; contudo dê-se a este teu servo terra que baste para carregar duas mulas; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao Senhor.
18 Nisto perdoe o Senhor ao teu servo: Quando meu amo entrar na casa de Rimom para ali adorar, e ele se apoiar na minha mão, e eu também me tenha de encurvar na casa de Rimom; quando assim me encurvar na casa de Rimom, nisto perdoe o Senhor ao teu servo.
19 Eliseu lhe disse: Vai em paz.
20 Quando Naamã já ia a uma pequena distância, Geazi, moço de Eliseu, o homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamã, não recebendo da mão dele coisa alguma do que trazia; vive o Senhor, que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa.
21 Foi pois, Geazi em alcance de Naamã. Este, vendo que alguém corria atrás dele, saltou do carro a encontrá-lo, e perguntou: Vai tudo bem?
22 Respondeu ele: Tuo vai bem. Meu senhor me enviou a dizer-te: Eis que agora mesmo vieram a mim dois mancebos dos filhos dos profetas da região montanhosa de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupa.
23 Disse Naamã: Sê servido de tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupa, e pô-los sobre dois dos seus moços, os quais os levaram adiante de Geazi.
24 Tendo ele chegado ao outeiro, tomou-os das mãos deles e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e eles se foram.
25 Mas ele entrou e pôs-se diante de seu amo. Então lhe perguntou Eliseu: Donde vens, Geazi? Respondeu ele: Teu servo não foi a parte alguma.
26 Eliseu porém, lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro ao teu encontro? Era isto ocasião para receberes prata e roupa, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas?
27 Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então Geazi saiu da presença dele leproso, branco como a neve.
Encontramos no texto acima sete personagens, cujo comportamento pode nos levar a uma maior reflexão; portanto irmãos analisaremos cada um deles .
1- NAAMÃ
- Como diz o próprio texto, era um grande homem diante do seu senhor (rei da Síria), e de muito respeito, era um homem valente, poderoso, muito orgulhoso porém leproso .
Estudo sobre Naamã :
Existem pessoas que quando exercem cargos importantes sentem-se deuses, ficam orgulhosos e por serem ricos e famosos são dignos de inveja aos olhos alheios , porém só Deus sabe o problema que eles carregam , as vezes até incurável. Portanto irmãos não devemos sentir inveja do cargo de ninguém, também devemos vigiar para que nossa posição profissional não seja pedra de tropeço, e quando em contato com alguém poderoso possamos ensinar o amor de DEUS pois o maior perigo que o mundo atravessa nos dias de hoje é que existe muita gente com poder e sem amor.
2 -ESCRAVA ISRAELITA :
Era apenas uma menina, longe de sua família, más apesar da opressão, não havia ódio no seu coração, disse ela: Oxalá que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samária! Pois este o curaria da sua lepra.
Estudo sobre a escrava:
Que belo comportamento, podia ficar quieta torcendo pela morte do patrão e sentir–se vingada, porém reagiu com amor e perdão. ( será coisa de criança ? (Jesus, porém, disse: Deixai as crianças e não as impeçais de virem a mim, porque de tais é o reino dos céus. [Mateus 19:14 - ) E você ?, no lugar dela como reagiria ? qual sua capacidade de perdoar ? ou será que aguardava uma oportunidade para vingar–se!
3 -REI DA SÍRIA –
Tinha boas intenções, queria curar o servo, porém não soube se expressar, tinha acabado de ganhar a guerra contra Israel, logo usou do cargo para ordenar o rei de Israel que curasse Naamã.
Estudo:
Existem pessoas que estão cheias de boas intenções, porém não sabem como expressar-se, então essa bondade acaba sendo mal interpretada. Devemos tomar cuidado com nossa maneira de falar ao próximo, sermos claros e direto , não usar de palavras torpes e difíceis de serem compreendidas principalmente quando falamos do evangelho.
4-REI DE ISRAEL –
Estava humilhado por ter perdido a guerra para a Síria , e ficou com medo do rei da Síria , foi logo dizendo : por acaso sou DEUS para que possa curar Naamã ? Ele estar querendo um motivo para brigar comigo.
Estudo:
Irmãos, as vezes julgamos as pessoas antes de conhecer-las, este comportamento é um tipo de preconceito, e toda pessoa preconceituosa comete erros . cuidado !
5- ELISEU – O HOMEM DE DEUS :
Ouviu que o rei de Israel rasgara as suas vestes, estava em apuros, então mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir ter comigo, e saberá que há UM DEUS em Israel.
Estudo:
Você caro irmão, quando sabe que alguém estar precisando de ajuda que faz? Faz igual a Eliseu?
Diz sempre deixe comigo, ou então, como posso lhe ajudar-lo meu irmão? O povo de DEUS deve estar sempre pronto para servir, mesmo a desconhecidos ou pessoas que não nos agradam, para que conheçam o amor de Deus através de você.
6- OS SERVOS DE NAAMÃ –
Naamã ao saber que era para mergulhar no rio Jordão disse: “- Não são, porventura, Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? não poderia eu lavar-me neles, e ficar purificado? Estudo:
Ao notarem a indignação de Naamã, em vez de concordarem com o general , eles usaram do espírito de ponderação e disseram :- Meu pai, se o profeta te houvesse indicado alguma coisa difícil, porventura não a terias cumprido? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado
Estudo
Será que quando vemos pessoas em litígio ou em situações de dúvida nós nos comportaremos como estes servos e usamos nosso espírito de ponderação ou atiçamos mais lenha na fogueira ? .
7- GEAZI –
Era o empregado de Eliseu, poderia ser discípulos pois vivia junto ao profeta ,conhecia seu coração , no entanto ele tentou tirar proveito da situação ,após a cura de Naamã foi atrás da comitiva para ganhar alguma coisa e recebeu o devido castigo. ( ficou leproso )
Portanto irmãos, temos que ter cuidado com os Geazis da vida, pessoas que gostam de tirar proveito de situações, que aparecem em nossa frente as vezes como verdadeiros servos mas no fundo estão esperando uma oportunidade para ganhar algo.
Resumo feito por Luiz André Ameno, membro da Igreja Batista da Graça sobre uma reflexão feita por pastor Edvar Gimenes .
Salvador-Ba / março/ 2005
OBS : SENHORES MODERADORES , DESCULPEM ALGUNS ERROS DE ORTOGRAFIA , CASO SEJA PUBLICADO PODEM CORRIGIR O TEXTO.
|
|
 |
| << |
| Exibindo: 20 - Total de Registros: 1 - Total de Páginas: 0 |
|
|
|
>> |
 |
|